//
você está lendo...
PAINEL, sertao

E AGORA? Agrônomo diz que ¨fenômeno¨ pode mudar a situação do inverno no sertão

O agrônomo, Adalberto Nogueira, disse nestasegunda-feira (19), que as chuvas para a região sertaneja estão dependendo deum fenômeno que apareceu em cima do oceano Atlântico. O fenômeno denominado“cavado” consegue melhoras, mas pode também afastar a perspectiva de chuva.
Segundo Adalberto, houve um afastamentodo fenômeno para o setor central e isso levou a um recuo na temperatura doAtlântico. “Se a temperatura do oceano não normalizar, vamos ter um anocrítico”, disse ele.
Adalberto disse ainda que, o fatorpositivo existente é a zona de convergência que está em três graus de latitude.“Só precisamos que o Atlântico melhore um pouco sua temperatura, casocontrário, as chuvas serão bem irregulares neste inverno”, disse ele.
Agronomo – Adalberto Nogueira
Agricultura
Adalberto Nogueira falou das chuvas para quem plantou ou está pensando emplantar nessa região. Ele disse que o clima está bom, apesar de algunsmunicípios como Uiraúna e Poço Dantas já estarem sofrendo com carência de água.Na região de Cajazeiras, Adalberto acredita que quem plantou certamente não searrependerá e com relação as demais regiões, ele sugere esperar pelos estudosclimáticos.
“Sugiro começar o plantio somentequando as informações técnicas sobre o inverno forem asseguradas. O quadropoderá mudar nas próximas horas”, disse ele.
Tradição religiosa
O agrônomo que cedeu entrevista no diade São José, 19 de março, disse que a crendice popular é bastante interessante,pois o dia de São José é exatamente o mesmo dia em que acontece o equinócio,que é um fenômeno onde o sol percorre de um tópico a outro.
Segundo Adalberto, quando acontece oequinócio, o sol e a noite são iguais em termo de durabilidade. Isso causanucleação de raios gama e beta na atmosfera o que resulta em mudança do comportamentoclimático. “Tudo isso agregado a fé, melhora a situação do sertanejo”, disse oagrônomo.
Da Redação do PortalFatos e Fotos
com informaçõesdo diariodosertao 
Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: