//
você está lendo...
BRASIL, NOTICIAS

Municípios podem ter notas do IDSUS revisadas. VEJA!


Os municípios brasileiros avaliados pelo Índice de Desempenho do SistemaÚnico de Saúde (IDSUS), do Ministério da Saúde, que constatarem divergênciasnos resultados divulgados pelo Governo, poderão ter suas médias revisadas.Lançado nacionalmente no dia 1º de março, o indicador afere o desempenho do SUSem relação ao acesso e à qualidade dos serviços oferecidos nos municípios,regiões, estados e País.

A prefeitura que desejar a revisão deverá encaminhar uma petição detalhada, emformato de ofício oriundo da secretaria municipal de Saúde, para o e-mailidsus@saude.gov.br. O documento precisa ser endereçado para o diretor doDepartamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas), da SecretariaExecutiva do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira.

As solicitações recebidas serão analisadas individualmente. Caso ainconsistência seja confirmada, os resultados corrigidos serão publicados napágina eletrônica do ministério, www.saude.gov.br/idsus.


As médias divulgadas do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde sãocompostas pela avaliação de 24 quesitos da gestão dos SUS nos municípios, entreos anos de 2008 e 2010. Esse processo permitiu que cada ente da federaçãorecebesse uma nota na escala de zero a dez.

Com as médias consolidadas, os avaliados foram distribuídos em seis gruposhomogêneos. A integração dos grupos considerou a análise concomitante dosíndices de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), de Condições de Saúde (ICS) ede Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM).

Os grupos 1 e 2 foram formados por municípios que apresentam melhorinfraestrutura e condições de atendimento à população. Os grupos 3 e 4, poràqueles com pouca estrutura de média e alta complexidade. Os que não oferecemestrutura para atendimentos especializados foram classificados nos grupos 5 e6. De acordo com o Ministério da Saúde, o agrupamento foi feito para unificaras cidades com características similares.

Mais informações sobre o Índice de Desempenho do SUS na página www.saude.gov.br/idsus.


Da Redação doPortal Fatos e Fotos
com FNP

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: