//
você está lendo...
litoral, PARAIBA, SANTA HELENA, sertao

Ricardo Coutinho fala do motivo pelo qual levou o fechamento das escolas no Estado da PB

O governador RicardoCoutinho (PSB) afirmou que a decisão para fazer um reordenamento das escolas noestado foi tomada após verificar as péssimas condições de váriosestabelecimentos pelo Estado. Entre as dificuldades vividas pelos alunos estãoescolas sem caixa d’água, merendas dadas pelos próprio professores e salas deaula improvisadas.
“Não pode ter váriassalas funcionando na casa dos professores. Nós estamos lutando para melhorarisso”, explicou o governador que ainda apontou que em alguns casos duasestruturas, sendo uma municipal e outra estadual, funcionam no mesmo espaço.
“Em Teixeira tínhamos umescola estadual com 13 alunos, que funcionava na sala da casa do professor,quando existia escola próxima. Temos escolas que mesmo sem ter ninguémmatriculado funcionava, caso de Escola em Piancó. péssimas situações. Umaescola dessa cai e quem vai ser responsável por isso?”.
“Em Soledade, temos umaescola com o prédio em péssimas condições, a escola Iraci da Costa. Nela acaixa d’água está ameaçando cair. Ao mesmo tempo tem uma escola municipalpróxima com a mesma etapa de ensino. A gente repassa esses alunos para a escolamunicipal”, defendeu o chefe do executivo estadual.
Segundo o governador,uma outra escola que vem chamando a atenção da mídia e dos políticos, a escolaImaculada Conceição, de Cabedelo, tem 169 alunos. “Mas não tem espaço paraconstruir uma quadra e é um prédio em péssimas condições. O IDEB é baixo e amatrícula vem diminuindo. Ao redor dela existem duas escolas da rede estadualque oferecem a mesma etapa do ensino. Não tem sentido mantê-la. Por uma questãode respeito ao estudante e ao dinheiro público. Aí vamos ter a capacidade defazer com que a rede funcione melhor e que os recursos possam ser naturalmenteempregados naquilo que é mais urgente e correto”, frisa.
Coutinho ainda revelouque a rede estadual de ensino contava com nove escolas com duas unidades detrabalho distintas, funcionando no mesmo prédio escolar, com duas diretorias.“Nesse caso, torna-se uma. Temos 15 escolas associadas dentro de escolasmunicipais, isto é, dentro da escola municipal tinha uma sala apenas, comalunos da rede estadual de ensino. Também temos 97 escolas rurais com prédiosem péssimas condições, as vezes não tem nem banheiro, com baixo número dematrículas e muitas vezes com uma escola municipal próxima. Precisamos ter acompreensão que se eu posso interagir com a rede municipal de ensino, tenho quebuscar os município. Onde o município não tem condições aí é o outro caminho, oestado amplia…”
Segundo o governador nãohaverá prejuízo algum. “Tudo isso é para melhorar a qualidade de ensino”,finaliza.
Da Redação do SantaHelena Fatos&Fotos
com paraiba.com

Discussão

2 comentários sobre “Ricardo Coutinho fala do motivo pelo qual levou o fechamento das escolas no Estado da PB

  1. Isso sim ,Senhor Ricardo, é senso de responsabilidade. Infelizmente algumas pessoas não entendem, respeito aos alunos e respeito ao dinheiro público. Engraçado será que só o senhor governador Ricardo Coutinho percebeu essa situação? Não, mas só ele teve coragem para fazer o que tinha que ser feito.Gostei muito de saber os reais motivos dos fechamentos, é bom que todos saibam, assim não fica a imagem do carrasco que demite contratado. Todos têm defeitos,os pontos de vista são muitos, mas pensando pelo lado da segurança e qualidade de educação para os alunos temos que admitir, fez o que tinha de fazer. “Dura Lex, sed Lex”: A lei é dura, mas é a lei.

    Publicado por Geórgia Rodrigues | 23 de janeiro de 2012, 12:45
  2. Isso sim ,Senhor Ricardo, é senso de responsabilidade. Infelizmente algumas pessoas não entendem, respeito aos alunos e respeito ao dinheiro público. Engraçado será que só o senhor governador Ricardo Coutinho percebeu essa situação? Não, mas só ele teve coragem para fazer o que tinha que ser feito.Gostei muito de saber os reais motivos dos fechamentos, é bom que todos saibam, assim não fica a imagem do carrasco que demite contratado. Todos têm defeitos,os pontos de vista são muitos, mas pensando pelo lado da segurança e qualidade de educação para os alunos temos que admitir, fez o que tinha de fazer. "Dura Lex, sed Lex": A lei é dura, mas é a lei.

    Publicado por Geórgia Rodrigues | 23 de janeiro de 2012, 12:45

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: