//
você está lendo...
BRASIL, regional

Confirmado 13 casos de Gripe A no Ceará

Foram confirmados 13 casos da influenza pandêmica (H1N1), conhecida como a gripe A em Pedra Branca, no Ceará. A informação foi divulgada na segunda-feira, 28, pela secretaria estadual de Saúde. Pedra Branca fica a 262 quilômetros da capital Fortaleza. A suspeita é que uma pessoa da cidade tenha tido contato com um paciente em São Paulo, sendo assim infectado pelo vírus. Entre as 18 amostras analisadas, 13 foram confirmadas, duas foram descartas e três serão reprocessadas. No total, foram notificados 286 casos.

Segundo a secretaria, entre os dias 18 e 23 de novembro, 51 alunos da Escola de Ensino Profissional do município e um professor foram atendidos no pronto-socorro do Hospital Municipal de Pedra Branca. Além dos alunos, 20 pessoas que tiveram contato com os adolescentes doentes também receberam atendimento. A suspeita é que o professor tenha tido contato com um infectado pela gripe em São Paulo.

De acordo com a secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Leite, outra hipótese é que cortadores de cana-de-açúcar que estiveram no estado de São Paulo para trabalhar e voltaram para casa no fim do ano levaram o vírus para a cidade. Os pacientes estão com acompanhamento técnico da Vigilância Epidemiológica.

A secretaria estadual de Saúde informou ainda que, em 2011, 17 mil habitantes da cidade foram vacinados contra a gripe supina. A vacinação atingiu 94% das crianças com menos de 1 ano, 95% dos idosos, 80% das grávidas e 66,7% dos profissionais da saúde. A cidade tem 43 mil habitantes.

Segundo o diretor da secretaria, Manoel Fonseca, a imunização é válida por um ano e não é possível realizar uma nova campanha para vacinar o restante da população porque não existe estoque suficiente da vacina no país. As poucas doses que ainda existem estão prestes a vencer no Rio Grande do Sul.

Apesar da pequena quantidade de médicos na cidade, apenas 14, a secretaria de Saúde de Pedra Branca garantiu que a situação está sob controle. Moradores do município estão usando máscaras para evitar o contágio.

Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos

com OpN

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: