//
você está lendo...
litoral, PARAIBA

Parada do Orgulho LGBT pede o fim da homofobia, em João Pessoa

Plumas e paetês enfeitam a Orla deJoão Pessoa durante a 10ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT, que aconteceneste domingo (6). A concentração ocorreu na orla de Cabo Branco em frente aobalneário do Sesc Cabo Branco. De acordo com o vice-presidente do Movimento doEspírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, o público esperado é de 25 mil pessoas,entre gays, lésbicas, transexuais, travestis e simpatizantes.
Apesar do clima festivo osmanifestantes estavam unidos para pedir o fim da violência contra os homossexuais.Na Paraíba, de acordo com o último levantamento do Movimento do Espírito Lilás(MEL), 18 pessoas foram assassinadas, neste ano, em crimes com motivaçãohomofóbica. Em 2010, o Grupo Gay da Bahia, organização que contabiliza e estudaos crimes homofóbicos em todo o Brasil, contabilizou 260 homicídios no país,sendo 11 deles na Paraíba.
Esse número é lamentável, nós do MEL estamos há 20 anos nestaluta para diminuir esse número. Eu acredito que o poder público tem sua parcelade culpa, porque não cria políticas contra a homofobia. E também tem a parte dopreconceito, da cultura paraibana. É uma tristeza”, disse Renan Palmeira,vice-presidente do MEL.
transexual Louise Monteaux, estudantedo curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tambémcomentou sobre o preconceito na universidade . “Existe sim o preconceito dentroda universidade. Mas eu estou lá para mostrar que o homossexual é tãointeligente quanto o heterossexual, e em determinadas vezes, é até mais. Não éporque sou uma transexual que minha capacidade é menor”, afirmou.
Ela ainda comentou sobre o alto índicede mortes relacionadas a homofobia. “Isso é um caos, nós vivemos numa cidade eem um estado muito retrógrados. Na Paraíba existem muitos homossexuais e essescrimes não podem continuar assim, isso tem que acabar”, comentou Louise.
Segundo Renan, o evento conta com setetrios elétricos e DJs que animaram o público na concentração. Em seguida, osparticipantes seguem em caminhada até um palco montado no Busto de Tamandaré,onde haverá performances de drag queens, transformistas e shows da bandasBrasis, Osorno, Diana Miranda e Malu Morena. De acordo com o vice-presidente doMEL, o evento está previsto para terminar às 22h, após os shows que serãorealizados no Busto de Tamandaré.
G1 PB

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: