//
você está lendo...
PARAIBA

Deputado paraibano pede Centro de Lazer em pequenas cidades

O deputado federal Wilson Filho (PMDB) quer que o governofederal, através do Ministério das Cidades, construa Centros de Convivência eLazer em todas as cidades com população inferior a 10 mil habitantes. Oparlamentar paraibano argumenta com a necessidade de o Estado favorecer a vidaem comunidade, “diante de um mundo que aponta para o crescimento doindividualismo e do isolamento”.

A reivindicação foi apresentada em forma de Indicação, junto à Mesa da Câmarados Deputados. Segundo justifica Wilson Filho, “a participação e o engajamentona vida comunitária são de extrema importância para a formação da cidadania e amelhoria da qualidade de vida dos centros urbanos, e, para tanto, as cidadesdevem contar com espaços públicos onde a população possa se socializar,conviver e exercer sua cidadania”. Na opinião do parlamentar, esses espaçosurbanos de lazer e convivência são formados mais rapidamente nos médios egrandes centros, sendo necessária a intervenção do Estado para que eles sefirmem nos pequenos núcleos urbanos. “Os espaços de convivência e de lazerexistentes nos centros urbanos contribuem para que as pessoas possamdesenvolver em comunidade atividades recreativas e formativas”, reforça WilsonFilho.

Para arrematar: “Já os pequenos municípios permanecem carentes de tais espaçose seus habitantes sofrem, muitas vezes, com a falta de integração social, umavez que eles {os espaços} uniriam a função urbanística da recreação com afunção da cidadania, estimulando seus usuários a encontrar pontos deidentidade, em benefício da população local”. Balanço histórico Em suajustificativa, Wilson Filho faz um balanço histórico das mudançassócio-urbanísticas na vida comunitária nas cidades.

Segundo ele, por muito tempo, as antigas praças nos centros das cidadespromoveram, de forma natural, a integração entre os membros da comunidade. Eramespaços populares, lembra o deputado, destinados ao convívio social, aocomércio e às atividades religiosas e cívicas. Gradativamente, conformeregistra Wilson, esses espaços perderam importância na vida comunitária, inclusivenos pequenos centros urbanos. Dessa forma as cidades com menos de 10 milhabitantes encontram-se entre as mais carentes de espaços de lazer, para aprática esportiva e para o exercício de atividades culturais. São cidades sematrativos e urbanisticamente empobrecidas, enfatiza, sedes de municípiosrurais, com baixos indicadores sociais, baixa densidade demográfica, comatividades econômicas predominantemente agrárias.

Nessas localidades, conclui, centros de convivência e lazer são imprescindíveis,especialmente para os jovens, afastando-os da delinquência e concedendo-lhesuma identidade comunitária. A sociedade moderna vem modificando ao longo dosanos hábitos e comportamentos da vida em comunidade. As novas tecnologiasmidiáticas e a utilização de equipamentos de comunicação cada vez maissofisticados, por seu lado, contribuem para o crescimento do individualismo edo isolamento e afastamento de grupos sociais importantes, como a família, osamigos e os vizinhos.

Da Redação do SantaHelena Fatos&Fotos
Com Assessoria

Discussão

2 comentários sobre “Deputado paraibano pede Centro de Lazer em pequenas cidades

  1. Palhaço, tanto ele como seu pai.

    Publicado por Anonymous | 10 de outubro de 2011, 12:28
  2. Palhaço, tanto ele como seu pai.

    Publicado por Anonymous | 10 de outubro de 2011, 12:28

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: