//
você está lendo...
PARAIBA, sertao

Mortes de crianças no Vale do Piancó assusta população

Autoridades estão preocupadas com o alto índice de morte de crianças em cidades do Vale do Piancó. Só na cidade de Itaporanga, nos  últimos 12 meses, pelo menos  15 crianças morreram.  O proprietário de uma mortuária afirmou. “Nunca morreu tanta criança como do final do ano passado para cá”.  E esse quantitativo trágico refere-se ao apanhado de apenas uma mortuária da cidade, que tem várias outras.

A expressiva mortandade infantil atinge, principalmente, crianças recém-nascidas e de famílias pobres. Sem uma saúde especializada, ou seja, sem um hospital pediátrico na região, meninos e meninas enfermos, muitas vezes vítimas das precárias condições sanitárias das áreas onde vivem, terminam morrendo em consequência de doenças que seriam facilmente curadas se houvesse um mínimo de atenção com a saúde da infância regional.
Sem dispor de um hospital infantil na microrregião,  crianças são atendidas nos mesmos ambientes hospitalares dos doentes adultos, aumentando o risco de infecções.

Grande parte dessas mortes ocorre em hospitais de Patos e Campina, para onde as crianças são levadas, geralmente em estado grave, depois de passarem pelos hospitais da região. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente entre agosto de 2009 e julho de 2010 (período de apenas um ano), 29 crianças com menos de um ano de idade morreram na microrregião.
Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com Folha do Vale
Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: