//
você está lendo...
PARAIBA, sertao

Campus da UFCG da cidade de Sousa terá mais três cursos universitários. Confira!

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz, manteve audiência com o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB) e anunciou mais três cursos de nível superior para a cidade de Sousa nos próximos anos. Ele confirmou também para o mês de março do próximo ano a inauguração do novo Campus da UFCG, localizado na zona norte da cidade, as margens da BR 230 na saída para Cajazeiras.

Thompson Mariz avaliou de forma positiva a audiência com o prefeito de Sousa, que também contou com a participação do diretor do Campus III, Joaquim Alencar, de professores e alunos interessados no debate.  “Achei extremamente positivo o desprendimento do prefeito pela identidade que ele  tem com as causas da cidade. Foi o primeiro contato que eu tive com o Dr. Fábio e sai muito impressionado com o desenvolvimento que ele tem e da visão sistêmica da cidade”, disse.

Foram discutidos problemas pontuais como a instalação de rotatórias e redutores de velocidade para facilitar o acesso dos estudantes a nova estrutura. “Nós fomos abordar problemas pontuais como a rotatória para beneficiar os alunos que vão para o Campus que é da competência do DNIT, além de instalar lombadas e redutores de velocidade antes e depois do campus para evitar acidentes, mas é da competência do DNIT e pedi que ele fizesse essa reivindicação do DNIT”, disse o reitor.

Mariz revelou também que o objetivo é formatar um Campus universitário em Sousa com dez cursos superiores.  “Um campus para ser Campus de uma universidade tem que ter no mínimo 10 cursos, como Sousa tem apenas quatros cursos (Direito, Contábeis, Administração e Serviço Social), terá quer criar mais seis. Pelos menos três já estão previstos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo. E vamos pensar em mais três para completar os dez”.

O prefeito Fábio Tyrone (PTB) enalteceu o encontro com o reitor da UFCG e ressaltou a importância de novos e universidades em Sousa, “audiência importante para a cidade. A previsão é que em março a UFCG já esteja funcionado e a prefeitura irá fazer a sua parte. A universidade faz bem a economia de Sousa. Vivemos momentos de expansão universitária e vamos receber mais três. Vamos ter a construção de uma universidade particular. Esse grupo empresarial recebeu a doação da prefeitura de um terreno e as obras começam em setembro”.

A prefeitura de Sousa também anunciou na reunião com o reitor da universidade federal, que dentro de 30 dias irá lançar processo licitatório para a concessão pública do serviço de transporte coletivo com a confirmação de pelo menos seis empresas interessadas na concorrência, sendo um delas, do Estado de Minas Gerais. O sistema de transporte coletivo irá atender as famílias da periferia e facilitará o acesso ao novo Campus da UFCG.

Campus III da UFCG abriga hoje os cursos de Direito, Serviço Social, Contábeis e Administração, contando com cerca de 2 mil alunos.

Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com inoformações de george wagner

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário