//
você está lendo...
PARAIBA

Cidades do Sertão são alvo de investigação do Detran na emissão de carteiras de habilitação falsas

O delegado Walber Virgulino, corregedor do Departamento Estadual de Trânsito, continua realizando investigações em diversas cidades do Estado a fim de identificar mais pessoas envolvidas em uma quadrilha especializada na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nesta semana ele esteve na cidade de Patos com o objetivo de ampliar o raio dessas investigações. Meses atrás foi deflagrada uma operação semelhante nas cidades Campina Grande, Sousa, Umbuzeiro, Alhandra e Taperoá.

Walber se reuniu com o delegado Regional da Polícia Civil, Cristiano de Araújo Jacques, a fim de buscar informações e pedir para que a Polícia Civil contribua com as investigações.

Ele informou que o campo de atuação da quadrilha é muito grande e que com certeza Patos é alvo também da atuação do grupo e agora faz parte das investigações.

Quanto às investigações em Patos, Walber não quis adiantar quem ou o que poderia está sendo investigado. “Não podemos acrescentar muito para não atrapalhar as investigações”, completou ele.


Segundo o delegado Walber Virgulino, cerca de 100 mil CNHs falsas foram investigadas por terem sido emitidas de forma fraudulenta.

As investigações foram iniciadas desde janeiro desse ano quando ele assumiu o cargo no Detran. Durante as investigações foram identificadas os envolvidos na emissão e também os beneficiários dos documentos falsos.

A operação foi denominada de “Medusa”, que na mitologia grega significa proteção. Ela ainda faz parte da operação “Espelhgo de Prata” cm culminou com a prisão de funcionários do Detran, despachantes, donos e funcionários de auto escolas e ainda médicos.

No Sertão, outro caso está sendo investigado pelo corregedor. Ele quer saber se o ex-chefe do posto de Trânsito do Detran de Coremas, Ronaldo Toscano Lins, de 44 anos estava agindo sozinho ou se contava com a participação de outras pessoas numa denúncia de apropriação de documentos e dinheiro de pessoas que se dirigiam ao posto para providenciar regularização de veículos ou renovação de documentos, inclusive CNH..

Ronaldo Toscano foi preso dias atrás pelos delegados Wallber virgulino e Jorge Almeida, de Coremas, através de mandado de prisão expedido pela juíza Ascione Alencar.

A descoberta foi possível após algumas vítimas procurarem a Corregedoria do Detran para denunciar Ronaldo Toscano. Wallber Virgulino disse que começou a investigar, juntamente com o delegado Jorge Almeida e descobriu serem verídicas as denúncias. Com as provas e comprovando as denúncias o delegado solicitou a prisão preventiva que foi decretada pela juíza.

Ronaldo Toscano, de acordo com o delegado, vinha praticando esse crime desde 2010. Cerca de trinta vítimas procuraram a polícia. O servidor do Detran aplicou um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil “até agora’, salientou Wallber.

Dias atrás a superintendência do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba descredenciou cinco Centros de Formação de Condutores (auto escolas) acusadas de envolvimento com esquema de venda ilegal de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As cinco empresas descredenciadas pelo Detran foram – VIP Auto-Escola, localizada na rua Índios Cariris; Centro de Formação de Condutores Sinal Verde, avenida Floriano Peixoto; Auto-Escola Santo André, rua Irineu Joffily; Auto-Escola São José, bairro de José Pinheiro e Auto-Escola Bandeirantes, todas localizadas em Campina Grande.

A decisão do superintendente do Detran foi tomada após receber relatório conclusivo da comissão especial designada para apurar irregularidades encontradas durante investigações feitas durante a Operação Medusa, desencadeada pela superintendência do órgão e que contou com a participação do Ministério Público, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

A delegada Ranielle Cabral, que apurou as denúncias de emissão de CNHs de forma fraudulenta enviou para a Justiça inquérito policial onde indiciou 39 pessoas, entre servidores do Detran, proprietários e donos de auto escolas.

Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
com Assessoria

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: