//
você está lendo...
SARA VITORIANO

Fogueiras juninas: tradição ou destruição?

BEM VINDO A COLUNA DA SARA VITORIANO DE SOUSA. MESTRA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRADUADA EM GEOGRAFIA PELA UFCG, EXERCE FUNÇÃO DE PROFESSORA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE SÃO FRANCISCO E PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA HELENA.




Desde criança que vivencio a tradição dos meus antepassados de queimar fogueira em homenagem aos santos do mês de junho. Viva Santo Antonio, La vem fumaça, tome fogos…o mesmo se repete na véspera do dia de São João e no dia de São Pedro, falo em Santo Antonio, pois gostei de ver que em outros lugares Ele tambem é lembrado para além da busca desesperada das moças do nosso sertão pelo casamento, ou das brincadeiras de meninas pra saber se vão casar.
Gostaria de lembrar aqui que essa tradição não nasce no Brasil, e menos ainda no Nordeste, tão pouco no sertão. Esse costume nasce além –mar, a dias atrás? Não, há milênios antes de nós, surge nas civilizações antigas, e os Hebreus já a praticavam como forma de homenagem ao Deus Sol, cientificamente para comemorar a chegada do solstício de verão no norte. Moises a aboliu por justificar ser uma pratica pagã, a igreja católica introduz esse costume como forma de homenagear aos Santos do mês de junho.      
É com esse sentido cristão que se acendem ainda em toda a Europa as fogueiras de São João, no solstício de verão, entre nós correspondente ao de inverno. De Portugal vieram-nos elas. Os primeiros missionários jesuítas e franciscanos referem quanto eram apreciados pelos índios tais festejos de São João, por causa das fogueiras, que em grande número iluminavam as aldeias, e as quais eles saltavam divertidamente. São, pois, nossas fogueiras de São João, verdadeiras “sobrevivências”, que perderam o primitivo sentido ritual.
Nós povo brasileiro, nordestino, sertanejo conseguimos transformar tudo isso em cultura, tornando as festas mais alegres, cheia de danças, que outrora eram dançadas embora em outros ritmos, demos melodia, animação e riqueza as festas de São João.
Contudo, agora vejo tudo isso por outra ótica, a ambiental. Como promover desmatamento, queimadas, poluição do ar e do solo, sem contar os riscos de acidente por fogos de artifício.
Tradição ou poluição? Tradição ou destruição?
Convido vocês caros leitores a refletir, pois eu já o fiz e não consigo socegar o coração vendo tamanho descaso com a mãe natureza, mas tambem não me vejo em uma noite de São João que não seja abeira da fogueira.
E agora o que faremos? Destruir ou esquecer?
Não posso julgar ninguém, pois eu tambem pratico a mesmo desmando e a mesma falta de bom senso. Contudo, faça o que pede o seu coração, se puder e se sentir feliz para a fogueira já, se não faça mas de maneira menos poluente usando madeira de reflorestamento ou de arvores fáceis de se recuperarem como a jurema e o angico.
Amo a natureza, mas amo a tradição do meu sertão.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Fogueiras juninas: tradição ou destruição?

  1. Sara, muito interessante este texto. De fato para as pessoas que já tem por costume a muitos anos é uma grande faca de dois gumes. Entretanto, temos que ver que o nosso bioma Caatinga, está cada vez em processo de desertificação, e o sertanejo depende diretamente dele para sua sobrevivência. Ao meu ponto de vista uma vela acesa tem o mesmo sentido que uma fogueira na qual algumas árvores se transformam em gases e cinzas e poluem o nosso ambiente, mas como você cita, não tem como passar uma noite acordado sem ser ao "pé" de uma fogueira, portanto, alternativas existem, por exemplo, uma fogueira coletiva que englobe toda a população de uma rua, é uma boa saída, o que não pode é vermos o nosso bioma ser destruído pos nós mesmos e não fazermos nada. Só que essa Educação Ambiental, a mudança não ocorre de uma hora pra outra, é necessário e urgente uma educação como toda a população, e a escola é um fator crucial para que isto venha ocorrer.Myller, não consegui mandar pela conta. Abraço.

    Publicado por Anonymous | 26 de junho de 2011, 0:06

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: