//
você está lendo...
SANTA HELENA

Sepultamento de Fransquinho de Zequinha emociona a população de SH VEJA VÍDEOS

Aconteceu em Santa Helena, no final da tarde de ontem (11) o sepultamento de Fransquinho de Zequinha, 50 anos. A missa de corpo presente ocorreu às 16h na Igreja Matriz e em seguida o velório se encaminhou ao cemitério da cidade onde o corpo foi enterrado.
Durante a missa várias homenagens foram feitas. Companheiros vascaínos (time que Fransquinho torcia) e colegas da equipe “São Paulo de Santa Helena”, grupo pelo qual Fransquinho era apaixonado, vestiram as camisas do time e acompanharam o cortejo. Nas ruas pessoas se amontoavam para dar o último adeus à Fransquinho que partiu de forma tão rápida.


 


A morte


No final da tarde deste domingo (10), faleceu na cidade de Sousa-PB o cidadão santa-helenense conhecido como Fransquinho de Zequinha (50 anos). O popular vinha sofrendo com uma doença chamada pancreatite onde sentiu uma forte crise nos últimos dias chegando a ser internado na UTI.


Amigo e um dos fundadores do futebol em nossa cidade, Fransquinho era adepto dessa modalidade. Profundamente consternados com o seu falecimento amigos e internautas deixaram mensagens de pesar à nossa Redação. “O esporte está órfão, sentimos a perda de um pai, amigo e apaixonado pelo futebol. Que Deus o acolha com toda sua misericórdia. Fransquinho, descanse em paz!”, mensagem enviada por José Quaresma Parnaíba.


Todas as repartições públicas da cidade como também as escolas particulares pararam as suas atividades em virtude de sua morte. E a equipe do Santa Helena Fatos&Fotos se solidariza com a família de Fransquinho de Zequinha e pedimos que Deus os dê força e paciência para enfrentar esse momento de dor.


Da Redação do Santa Helena Fatos&Fotos
Discussão

17 comentários sobre “Sepultamento de Fransquinho de Zequinha emociona a população de SH VEJA VÍDEOS

  1. A família Gomes Vitoriano lamenta a perda de mais um membro. O nosso Fransquinho agora foi viver com o Mestre e lá a morada é eterna. Aos pais, irmãos, filhos e à esposa fica aqui nossos votos de que Deus os conforme. Abraço! Marizete Vitoriano.

    Publicado por Ada | 11 de abril de 2011, 13:45
  2. santa helena esta de luto, com a perda do nosso amigo e irmão Fransquinho o unico que sem o apoio das autoridades do nosso município conseguia colocar o futebol em alto nivel. e agora o será do nosso futebol????? niça

    Publicado por caique | 11 de abril de 2011, 15:06
  3. Nesse momento de sofrimento e dor, queremos solidarizar à família de Fransquinho de Zequinha, pela perca irreparável. Nossas condolências aos familiares. Um braço Gilberto e família.

    Publicado por Aleuda | 11 de abril de 2011, 17:10
  4. Sem duvida alguma um grande homem e tambem um dos maiores jogadores de futebol da região, venho aki em nome da familia lisboa prestar nossa solidariedade com a familia. o são paulo de santa helena está em (luto)

    Publicado por keadson lisboa | 11 de abril de 2011, 21:47
  5. Com enorme tristeza que recebi essa notícia. Vai em paz meu amigo…

    Publicado por myller | 11 de abril de 2011, 23:03
  6. Deus chama os bons! …Vai com Deus meu irmão!Perdemos um dos maiores insentivadores do esporte da nossa cidade. Sem nenhum interesse pessoal, muitas vezes tirou do seu próprio sustento recursos para manter o nos esporte vivo, pois acreditava ser uma forma de promoção social, PARABÉNS FRANSQUINHO, o Futebol de SANTA HELENA será eternamente grato a você.A familia, daqual me insiro no contexto, nossas condolências!Deocleciano e Familia

    Publicado por deoclecianojdr | 12 de abril de 2011, 3:13
  7. Parte o maior atletaQue houve em Santa Helena,Nós só dizemos, que pena,A tristeza é completa,E o gol de bicicletaQue um dia eu o vi fazerJamais irei esquecerNo campo de Zé Soares,Fransquinho em outros aresPara sempre vai viver…____________________________Aqui vai permanecerIntacto em nossa lembrança,Como a sua esperançaAo pedir pra não morrer,Foi ruim ele perderO último jogo da vida,Mas jamais será esquecidaSua garra, sua vontade,Meu caro, quanta saudade,Deixaste de despedida!Francisco Diniz (Nenen Diniz)www.projetocordel.com.br

    Publicado por Francisco Ferreira Filho | 12 de abril de 2011, 4:37
  8. A vida nos foi dada para grandes feitos e você Chico cumpriu este papel, fez belos gols, trouxe alegria nas suas jogadas dentro do campo e fora dele não foi devidamente valorizado, mas cultivou a amizade como bem precioso. Que a sua estrela brilhe mais na imensidão do céu. Sentirei saudades.Gracinha Brasileiro.

    Publicado por Gracinha Brasileiro | 12 de abril de 2011, 5:01
  9. É Verdade sim,a Vida nos proporciona Mistérios Deslumbrantes.Porquê morremos?Como se não bastasse a perda ainda vem essa Incógnita.Não apenas um Grande e Exemplar funcionário,não apenas um Grande ser Humano,não apenas um Grande Desportista,como eu claro,mais acima de tudo um Grande Amigo.Inesquecível será sua presença entre nós,Chico,Santa Helena fica mais pobre sem sua presença no dia a dia.O Conforto que é Possível para todos nós diante dessa perda,é saber que DEUS colocou ao seu lado um filho Amado e que cumpriu sua missão aqui na Terra!Grande Abraço… Otávio Neto

    Publicado por Elenir | 12 de abril de 2011, 12:48
  10. vai com deus fransquim vc vai deixar saudade.

    Publicado por keadson lisboa | 12 de abril de 2011, 23:59
  11. Meu amigo, descanse em paz!

    Publicado por tatiilisboa | 13 de abril de 2011, 0:25
  12. Saudades de outrora…Nossos pêsames a toda a familia…

    Publicado por vizzy | 15 de abril de 2011, 16:17
  13. Hoje agradeço a Deus porque você me deixou uma herança maior, que é ser vascaíno e fanático como você sempre foi, mas principalmente por causa de seu carinho, atenção e insistência que ia sempre me buscar em minha casa e juntamente com Francijânio e Wellington de Batateira íamos para sua casa assistir aos jogos do Vasco. Quantas vitórias, quantas derrotas e principalmente quantas derrotas e decepções vivenciamos compartilhamos juntos? Quantas vezes choramos e sorrimos?. É mais tudo isso faz parte da vida, e tenho e guardo esses momentos com muito orgulho e apreço.Enfim foi um prazer meu amigo, ou melhor, dizendo meu 2º pai, você tinha um carinho e confiança para comigo, que muitas vezes ouvi você dizer que eu era pra você como um filho. Obrigado senhor meu Deus por ter tido a oportunidade de ter convivido, respeitado, e admirado um homem do seu caráter, e dizer que foi uma das maiores conquistas e um dos maiores presentes que tive em minha vida, desfrutar de sua amizade. Descanse em paz… Joelson Ramalho Rolim

    Publicado por Joelson | 17 de abril de 2011, 14:50
  14. Embora esteja gostando de reviver e fazer essa viagem em minhas lembranças me sinto muito realizado em perceber que você teve uma grande influencia também em minha formação humana: “Joelson, nunca deixe de estudar!, estude meu filho e nunca desista de seus sonhos, seja sempre esse menino bom que você é!…”. Essa foi apenas uma das pequenas lições que deixastes pra mim. Você tinha um sorriso que contagiava a todos, e uma risada inconfundível, um abraço forte e também meigo, uma maneira de se arrumar e se produzir que era algo invejável, ora sempre quis e sempre teve bom gosto com tudo que o cercava (seja pelo seu e corpo atlético, com seus filhos: Sócrates e Laís, com sua esposa: Maria Helena, e com sua maior paixão- ou melhor, seu maior amor: que era o futebol). Assim atribuímos a você o reconhecimento, pois através do esporte você levou e defendeu o nome de nossa cidade: Santa Helena, por todos os palcos por onde você pisou e tocou. Isso é admirável, pois o seu patriotismo por essa terra sempre foi muito maior e serve de exemplo para todos nós, principalmente para essa molecada que está aí chegando para o futebol. E tenho certeza que agora sim, você chegou a um novo estágio, além de ser um mito, és um ídolo. Queria que todos vocês que jogaram ou torceram por algum momento e foram ver jogos memoráveis no Estádio Jose Soares de Souza, fizessem comigo essa viagem, e tentem recordar essas etapas: Quantos aqui vibraram com um gol seu? Quantos aqui receberam um passe na cara do gol? Ou quem nunca ficou eufórico quando você ia para a torcida com aquela camisa 10 (que, diga-se de passagem, é a sua cara), e levantava os braços para cima, pedindo para a torcida nunca desistisse ou desanimasse e que acreditassem em seus companheiros e principalmente nele? Quem nunca foi chamado à atenção seja por um conselho, um grito, uma advertência, ou movido pela vontade que você tinha de vencer, e nunca deixasse que o time perdesse em solo santa-helenense? Quantos viram ele se endividar, coçar a cabeça pedindo contribuição para pagar um carro ou jogadores, para fortalecer e realizar seu sonho: que era sempre vencer? Olha aí encontrei outra palavra que se encaixa muito com você: que é ser um vencedor, e principalmente um campeão. Aliás você é um campeão. Para tudo que você ia fazer ou almejava participar, sempre tinha aquele entusiasmo, perseverança, otimismo, etc. Isso não só para o futebol, mas também para as festas e comemorações que você frequentava, com a política (que você ficava muito empolgado), e com o trabalho nem se fala- liderando sua equipe para ajeitar e concertar aproximadamente 500 poços artesianos em toda a região de nossa cidade. Outra passagem que recordo é que você nunca aceitava aquela ideia que estava ficando velho (mas não a velhice que é decorrência da vida, mas sim para o futebol), pois sempre se achava jovem e um touro e dizia assim: “há se eu tivesse 10, 15, ou 20 anos mais novo! Por que eu dessa idade ainda jogo mais que muitos que estão aí, e que são jovens!”.

    Publicado por Joelson | 17 de abril de 2011, 14:51
  15. No entanto desde ontem à tarde eu vejo e percebo como são vastas suas histórias, causos, manias, gostos e preferencias, superstições e curiosidades no processo histórico, não só de uma parte da cidade, mas de certa forma através das ligações de celulares e outros recursos eletrônicos esse acontecimentos mexeu com todo o Brasil, e principalmente onde reside um santa-helenense. Isso é tão comprovado que até o céu chorou ontem à noite. E como todos nós já começamos a sentir sua falta. Nesse momento estou fazendo uma viagem em meus pensamentos e tentando trazer e mostrar a todos os belos e inesquecíveis momentos que pude desfrutar e compartilhar de sua generosa presença. Eu não sei como vai ser essa semana e principalmente na Quinta-feira , quando eu estiver me arrumando para ir trabalhar no Baixio cedinho, e não ver sua moto na calçada e lhe ver com seu radinho no ouvido, me contando os resultados dos jogos da Quarta-feira (de todos os campeonatos), e consequentemente aquela conversa distraída e animada com Nelson, Zé Mendonça, Clodoaldo, Atagão, Rômulo e Vandinho de Bosco, e fazíamos uma roda de debate, nem que seja por alguns instantes. E também não consigo imaginar passar pela quadra de esportes, ou ver aquela Fiorino da prefeitura (e saber que você não estará, mas encima). Como será os torneios e campeonatos de futebol aqui em Santa Helena e em toda região? Como serão os treinos? E os amistosos? E o final do Campeonato Brasileiro, do Carioca, do paulista, e da Copa Libertadores (com o seu São Paulo)? É difícil, mas tento imaginar que não terá o mesmo glamour e o mesmo brilho, pois sei que você não estará mais lá, e o sentido de tudo isso se foi, principalmente a forma de debater e discutir futebol com suas críticas e seu olhar analítico que poucos tinham.

    Publicado por Joelson | 17 de abril de 2011, 14:53
  16. Fransquinho! Muitas saudades. 10/04/2011Nesses último dois dia exclusivamente nos deparemos com uma realidade triste, dura, difícil, cruel, e que todos nós de certa forma teremos que vivenciar que é, a dor da perder alguém tão querido, admirado e amado por todos nós santa-helenenses. Hoje, não só nossa cidade, mas também São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa, Triunfo, Uiraúna, Poço de José de Moura, Nazarezinho, Baixio, Umarí, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, dentre outros palcos, perde não só um cidadão, um esportista, um são-paulino, um vascaíno, mas perde principalmente um mito. De certa forma essa foi à palavra mais adequada que eu encontrei para resumir a pessoa que você representou para mim, e tenho certeza que é a melhor característica para descrever o ser humano que foi para todos que estão aqui nesse momento.

    Publicado por Joelson | 17 de abril de 2011, 14:54
  17. Meu irmão agradeço a Deus por este tempo que você ficou entre nós, nunca vou me conformar com sua perda, posso aceita-lá mas a dor é grande de mais, for muito bom nosso encontro, nosso abraço, o beijo no seu rosto, você vir na nossa casa foi maravilhoso, Fransquinho meus filhos lhe amam, nunca tive um dia que não chora-se, meu irmão descanse em paz, você está nos braços de Deus ele esta te protegendo mas não esqueça que eu lhe amo de mais, a dor está insuportável….Saudades.Nenem de Zéquinha

    Publicado por Nenem de Zéquinha | 19 de abril de 2011, 16:33

Deixe um comentário

